O planejamento financeiro de qualquer entidade, empresa ou instituição é algo primordial para que essas possam ter um histórico saudável e sustentável ao longo dos anos.
Em um Sindicato as coisas não são diferentes, este deve inclusive lutar por sua arrecadação para que possa continuar trabalhando na defesa e interesse de seus associados/filiados.
Mas como manter o fluxo de entrada no positivo?
Dada a importância deste tema elaboramos alguns tópicos para estudar melhor sobre o assunto:
A importância da arrecadação
É somente através da arrecadação de verbas que um Sindicato é capaz de se manter e consequentemente manter sua política de lutas em prol da classe que defende.
Uma entidade sem recursos não consegue ter voz para defender o direito de seus membros da forma que necessita, já que a luta, geralmente, é fundada contra órgãos de grande poder no país.
Formas de arrecadação
Vale ressaltar que a receita de um Sindicato depende, em grande parte, das mensalidades pagas por seus membros.
Contudo, algumas instituições buscam outras formas de renda para suprir suas atividades, como por exemplo a realização de eventos e palestras.
O importante é que a receita seja positiva e que a instituição possa contar com um montante fixo todo mês. E, para isso, os gestores desta devem saber gerir sua vida financeira, projetando os ganhos e otimizando seus custos.
Mantendo o fluxo de caixa positivo
Já vimos o quanto o planejamento financeiro é importante para que haja equilíbrio entre as entradas e saídas de sua instituição. Agora iremos detalhar cada tópico mais profundamente:
Mensalidades: Talvez essa seja a maior fonte de renda de seu Sindicato. Qualquer atraso de pagamento pode vir a causar um grande prejuízo. Assim, é importante que você comunique sempre com seu associado/filiado para que o mesmo tenha conhecimento das lutas de sua classe e se conscientize a pagar as mensalidades em dia.
Ofereça outros serviços: Incentive a criação de cursos e eventos em sua entidade. Através deles você pode ter ainda a chance de conhecer uma nova forma de patrocínio da sua causa. Além de demonstrar cuidado e vontade de comunicação com aqueles que já são membros.
Redução de custos: É importante que seu Sindicato tenha uma administração profissional sobre os custos e demandas da instituição. Um bom gestor sabe otimizar seus gastos e sabe também onde gastar. Conte com pessoas competentes para o trabalho.
Trabalhe com um software de gestão: Um sistema para Sindicatos, como o DATASIND, é capaz de oferecer uma solução tecnológica organizada de integração com a finalidade de otimizar a execução dos procedimentos. Através dele suas ações serão automatizadas e adequadas à legislação vigente, reduzindo seus custos, otimizando seu financeiro e gerenciando suas contas em um só lugar!
A arrecadação é a forma que um Sindicato tem para coletar meios que darão apoio em todas as suas lutas e, por isso, não pode ser tratada com descaso.
Entendeu a importância da arrecadação para o Sindicato? Ficou com alguma dúvida? Comente a seguir! Fonte: Blog do Sindicato
Deixe um comentário